Se você teve seu Seguro DPVAT negado falta de pagamento, esse texto é para você!
Saiba o que fazer quando o seu DPVAT é negado por falta de pagamento:
Primeiramente, é importante saber que de acordo com a legislação que rege o seguro DPVAT, qualquer vítima de trânsito que tenha ficado com alguma sequela decorrente do acidente suportado tem direito a receber uma indenização de até R$ 13.500,00 no caso de invalidez parcial ou o valor cheio em caso de morte, sendo os herdeiros que receberiam este último.
E isso significa que você que sofreu um acidente de trânsito tem direito ao DPVAT.
Além disso, você também pode pedir o reembolso de despesas médicas.
E se você pensa que o seguro DPVAT é a única indenização que você tem direito, está muito enganado!
Você pode receber muito mais, veja aqui todos os benefícios que você tem direito.
A Seguradora Líder, contudo, tem negado indenizações às vítimas de trânsito que tenham sofrido acidente com veículo próprio e o seguro DPVAT estava em atraso.
Mas preste atenção, pois independentemente de estar com o seguro em dia, você deve receber o DPVAT e nós do DPVAT de Graça vamos te ajudar nisso!
Quando vence o DPVAT?
Boa parte dos proprietários de veículos automotores acredita que o vencimento do DPVAT é com o licenciamento.
Mas entenda que, na verdade o DPVAT vence no começo do ano, junto com a segunda parcela do IPVA ou na data do vencimento da parcela única.
E saiba que o poder judiciário já determinou que mesmo no caso de DPVAT atrasado é devida indenização e receber uma resposta negativa da Seguradora desrespeita a legislação que rege o seguro DPVAT.
Além de que, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) já até, inclusive, publicou uma súmula sobre o tema. Súmula é uma espécie de orientação para todos os tribunais do país seguirem, veja abaixo:
“Súmula 257: A falta de pagamento do prêmio do seguro obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT) não é motivo para a recusa do pagamento da indenização”.
Sendo assim, caso a Seguradora Líder negue seu pedido de indenização ou reembolso de DPVAT, você, vítima de trânsito, tem a recorrer.
Veja como recorrer o DPVAT negado:
A Seguradora Líder tem negado milhares e milhares de indenizações sob essa justificativa, pois muitas vítimas estavam com o seguro DPVAT em atraso e sequer tinha conhecimento disso.
Entenda que para conseguir recorrer, a vítima deverá procurar um advogado especializado em seguro DPVAT para que ele te ingresse com a devida ação contra a Seguradora Líder.
Você provavelmente está pensando que deve demorar para receber o DPVAT judicialmente e você está certo.
É verdade, o processo judicial realmente demora um pouco mais, podendo levar em torno de 2 (dois) anos para ser concluído, mas o valor será devidamente corrigido e você receberá sua indenização.
Apesar disso, é importante que você recorra e recebe o seu seguro, afinal é um direito seu recebê-lo.
Não deixe de ler nossos posts e tirar suas dúvidas entrando em contato com a nossa equipe através do nosso site!