Você sabe como funciona o DPVAT? Veja como dar entrada no DPVAT
Primeiramente, vamos relembrar rapidamente o que é o seguro e aí sim você poderá entender como funciona o DPVAT.
O Seguro DPVAT nada mais é do que um seguro obrigatório pago pelos proprietários de veículos motorizados.
A sigla DPVAT significa Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre.
Portanto, ele é o responsável por indenizar as vítimas de trânsito, seja motorista, passageiro ou pedestre.
A sua cobertura é para casos de invalidez, reembolso de despesas médicas (DAMS) e em casos de morte.
Para solicitar o Seguro DPVAT é fácil! Você precisa apenas reunir alguns documentos e dar entrada em uma agência dos Correios.
Existem outros métodos que podem funcionar, como dar entrada direto em uma seguradora ou através do APP Seguro DPVAT, mas a forma mais simples é por meio dos Correios.
E você precisa saber que é completamente possível dar entrada no DPVAT sozinho, você não precisa de advogado e também não deve pagar nada para receber o seguro. É um direito seu e a indenização deve ser TODA sua.
Como funciona o DPVAT?
O DPVAT funciona como uma forma de compensação pelos danos físicos, emocionais e financeiros causados em acidentes de trânsito.
Ele indeniza toda vítima de trânsito que possua uma sequela, quando um acidente traz uma sequela para a vítima, ela tem o direito de receber uma indenização por invalidez. Porém, o valor dessa indenização varia de acordo com a gravidade da sequela.
Além de também reembolsar os valores gastos com despesas médicas e hospitalares, tendo como limite a quantia de R$2.700,00 para reembolso.
Sempre que um acidente resulta no falecimento da vítima, os herdeiros recebem uma indenização no valor de R$13.500,00 que é dividido entre os beneficiários.
Fique atento ao prazo para solicitar o seu DPVAT.
Agora que você já entendeu como funciona o DPVAT, vamos falar sobre a documentação necessária para dar entrada no seguro.
Antes disso, veja como preencher o formulário da Seguradora Líder para solicitação do DPVAT: Invalidez – Reembolso DAMS – Morte
Quais são os documentos necessários para dar entrada no Seguro DPVAT?
- Cópia autenticada do boletim de ocorrência, e sim, deve ser autenticada, uma cópia simples muitas vezes é recusada pela seguradora e enviar o boletim original não é uma boa ideia, o risco de extravio sempre existe.
Entretanto, esse boletim de ocorrência precisa conter os dados da vítima e a descrição dos fatos e do veículo caso identificado, caso o motorista tenha fugido do local, não tem problema.
- Ficha do primeiro atendimento
- Prontuário médico, que nada mais é do que um grande histórico médico contendo todos os procedimentos médicos realizados na vítima desde o primeiro atendimento até a atualidade
- Documento pessoal da vítima com CPF
- Comprovante de residência
- Comprovante de gastos médicos para DAMS.
- Laudo médico, assinado por um profissional com um número de CRM (é importante que o laudo conste que o paciente obteve alta).
Veja também outros direitos que você tem e ninguém nunca te contou!
Agora veja como dar entrada no DPVAT:
Após reunir a documentação e preencher o formulário corretamente, você precisará ir até uma agência dos Correios ou uma seguradora próxima, assim como foi dito no início do texto, lá você irá entregar os documentos juntamente com o formulário.
O mais indicado é realizar o pedido através dos Correios ou com a ajuda de um especialista, desde que não cobre nada!
Por fim, se você já deu entrada no seguro DPVAT, veja como consultar o seu pedido.
Não deixe de ler nossos posts e tirar suas dúvidas entrando em contato com a nossa equipe através do nosso site!